Fundação Grupo Boticário recebe Prêmio LIF 2015

Posted on

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que completa 25 anos em setembro, conquistou o segundo lugar do Prêmio LIF 2015, promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. O case do Programa de Apoio a Ações de Conservação da instituição, por meio do qual já foram financiados mais de 1.400 projetos em todo o Brasil, foi escolhido na categoria ‘Preservação e Proteção dos Recursos Naturais’. A solenidade de premiação aconteceu nesta terça-feira (12), durante o VII Fórum de Sustentabilidade, em São Paulo (SP).

A instituição já possui mais de 60 reconhecimentos públicos, entre homenagens e prêmios nacionais e internacionais. Esta é a terceira vez que a Fundação Grupo Boticário conquista o Prêmio LIF. “Esse reconhecimento público é muito importante, pois ressalta o bom trabalho que tem sido realizado pela instituição e comprova nosso pioneirismo como uma das principais organizações sem fins lucrativos que financiam projetos de conservação no Brasil”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

O Programa de Apoio a Ações de Conservação, criado em 1991, foi a primeira iniciativa da organização não-governamental e tem apresentado resultados positivos para a conservação da biodiversidade brasileira. Até hoje, já foram financiados 1.436 projetos por 482 diferentes instituições de todas as regiões e bioma do Brasil. Nesse período, 91 novas espécies foram descritas, sendo que 238 espécies ameaçadas de extinção foram estudadas, bem como 456 unidades de conservação beneficiadas.

O Programa de Apoio a Ações de Conservação possui três editais. O Edital Biodiversidade do Paraná é realizado em parceria com a Fundação Araucária, e apoia iniciativas  que visem a conservar a Floresta com Araucárias e fitofisionomias associadas, além da região do Lagamar, que compreende o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná. Outro edital que também é focado no Lagamar é desenvolvido junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para apoio a projetos sobre mudanças climáticas na região. Já o tradicional Edital de Apoio a Projetos possui duas chamadas anuais, sendo uma no primeiro semestre que abrange iniciativas em todos os estados brasileiros, e outra no segundo semestre que é direcionado a alguma região e/ou ecossistema que seja prioritário para a conservação.

O Prêmio

O Prêmio LIF – cujo nome faz uma homenagem aos ideais da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – foi concebido em 2002, pela Câmara de Comércio França-Brasil. O objetivo da premiação é estimular, por meio do destaque e visibilidade dados aos projetos premiados, a criação e multiplicação de iniciativas que promovam transformação em prol de melhores condições para as pessoas e a sociedade. São premiadas as três melhores iniciativas em três categorias distintas: Apoio às Comunidades Locais, Preservação e Proteção dos Recursos Naturais e Público Interno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>