O Ceará na rota portenha

Posted on

Aeroporto de Fortaleza: porta de entrada para turistas argentinos (Divulgação)
Aeroporto de Fortaleza: porta de entrada para turistas argentinos (Divulgação)

Nos três primeiros meses deste ano, 1.753 turistas argentinos chegaram ao Ceará pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins. Trata-se de um contingente 36% superior ao verificado em todo o ano de 2014, quando o Estado captou 1.284 turistas da Argentina. O voo semanal Buenos Aires/Fortaleza, operado pela companhia Gol, está fazendo um ano este mês.

O voo  tem cinco horas e meia de duração. Sai de Buenos Aires às 13h45min (horário local) e chega a Fortaleza às 19h09min (horário local), sempre aos sábado. A operacionalização da rota foi fundamental para situar a Argentina entre os cinco maiores emissores internacionais para o Ceará. No ranking atual, o fluxo dos turistas argentinos só é menos do que os da Itália, Portugal, Alemanha e França.

Levantamentos da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) indicam o gasto per capita dessa demanda é de R$ 3.036,35, com permanência média de sete dias. Aproximadamente 65% dos turistas argentinos que visitam o Ceará veem ao Estado pela primeira vez.

“O fluxo internacional em vôos diretos representa 52% do total. O restante entra por outros portões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife”, diz o  coordenador de Estudos e Pesquisas da Setur, José Valdo Mesquita.

Segundo ele, os números refletem um trabalho constante de promoção do Ceará no mercado argentino em feiras e junto aos operadores e agentes turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.