Um em cada quatro consumidores de Fortaleza possui contas em atraso

Posted on

Neste mês de maio, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE),  mostra que 69,8% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado é o mais elevado dos últimos cinco anos – a segunda taxa mais elevada foi de 68,4%, em outubro de 2013 – e mostra uma séria deterioração das condições do crédito para consumidores, com o excesso de dívidas comprometendo a capacidade de consumo.

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 6,5 pontos percentuais, indo para 25,0% neste mês. Esta também é a taxa mais elevada do indicador nos últimos cinco anos, ultrapassando o recorde anterior de 24,6% medida em agosto de 2011. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (27,9% afirmam possuir contas em atraso), o grupo com idade entre 25 e 34 anos (27,3%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (25,6%).

O tempo médio de atraso é de 62 dias e a principal justificativa é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 64,0% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 27,8%, seguindo pela contestação da dívida (7,6%).

Comprometimento de Renda

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 79,5% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 18,1%; (c) os empréstimos pessoais, com 8,4%; e (d) os carnês e crediários (5,5%). O consumidor utilizou o crédito para a compra de:

−    Itens de alimentação (43,1% das respostas);

−    Eletroeletrônicos (42,3%);

−    Artigos de vestuário (31,9%); e

−    Realização de despesas de educação e saúde (22,1%).

 

O consumidor vem apresentando dificuldades no gerenciamento de suas dívidas desde o final do ano passado. Além disso, o peso dos itens de alimentação nas contas a prazo indica dificuldades no controle do orçamento doméstico nos últimos meses.

 

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.428 e prazo médio de oito meses, comprometendo 31,0% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

 

Inadimplência potencial 

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 3,0 pontos percentuais, passando de 6,5%, em abril, para 9,5%, neste mês. A combinação de crescimento do endividamento com o aumento da inadimplência sugere cuidados com a política de crédito das empresas.

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (11,3%), com idade entre 25 e 34 anos (11,7%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (10,4%), inspirando cuidados, principalmente nos grupos com menor renda e maior dependência do mercado de trabalho.

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 82,4% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 10,2% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 7,5% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

(I)         A falta de orçamento e controle dos gastos, com 38,7%;

(II)       O aumento dos gastos considerados essenciais, com 26,0%;

(III)     As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 25,1%;

(IV)      Compras antecipadas, com 17,9%; e

(V)        Gastos imprevistos, com 16,8%.

Saiba mais

A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.

Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras coisas. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar.

Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>