Projeto “Viva o Centro Fortaleza” realiza programação cultural

Posted on

foto-passeio-público-fortalezaO Centro de Fortaleza será palco de atrações culturais diversificadas no sábado, 4 de julho. Museus, teatros, equipamentos e lugares de fruição cultural participam da segunda edição do projeto “Viva o Centro Fortaleza”, que tem como objetivo principal a valorização do Centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação dos espaços públicos e privados. A programação inclui atividades pela manhã, à tarde e a noite.

O projeto realiza ações mensais, aos sábados, durante todo o dia, com programação articulada entre os espaços participantes. Cada um deles cria sua programação e se articula com as demais, de forma a estimular que o público visite o Centro e permaneça no local para participar de outras atividades. As atividades são voltadas a um público diversificado, como pessoas de menor acesso a cultura, usuários habituais do Centro, dentre outros.

A ação também faz um convite para um outro olhar sobre o Centro e seus equipamentos e instituições culturais com programação permanente. O objetivo é reforçar a variedade do bairro, acessível a todos, e convidar o público para se apropriar do direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados, valorização da produção artística cearense e pleno exercício dos direitos culturais.

A primeira edição, realizada dia 23 de maio, reuniu um público diverso que se espalhou pelos equipamentos e acompanhou as programações oferecidas. O grupo tem promovido reuniões regulares desde janeiro deste ano para formatar de modo coletivo a programação e logística do projeto. De acordo com o grupo, não é preciso grandes investimentos financeiros, mas apenas disposição do equipamento ou produtor para propor atividade de acordo com suas possibilidades.

A cada edição, a organização do projeto muda, reforçando o sentido de colaboração. Nesta segunda edição, o Museu da Indústria e a AGIR estão organizando. Outra novidade é a integração de instituições à programação do Viva o Centro: Cine-teatro São Luiz, Espaço Cultural Correios, Centro Cultural Crea e 10ª Região Militar.

Além desses, participam desta segunda edição o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult (Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, Sobrado José Lourenço, Museu do Ceará, Casa de Juvenal Galeno e Biblioteca Pública do Estado – Espaço Estação); Associação dos Guias Turísticos (AGIR); Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria/SESI/FIEC; Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor); Programa Fortaleza a Pé; Casa Fora do Eixo Nordeste; e Associação dos Produtores do Ceará (Prodisc).

Programação
A programação deste sábado, 04/07, inclui diversas atividades culturais, começando às 8h da manhã, com passeio ciclístico partindo da Praça dos Leões, promovido pela AGIR; e caminhada pelas praças e espaços culturais, partindo da Praça do Ferreira, em frente ao Cine Teatro São Luiz, promovida pelo Programa Fortaleza a Pé e Centro Cultural do CREA-CE; e seguindo até 22h, quando acontece a Festa Reggae, promovida pela Prodisc, na Praça dos Leões. Confira aqui a programação completa.

Serviço
“Viva o Centro Fortaleza”
Sábado, 04/07, dia de programação pelos equipamentos e espaços do Centro
Das 8h às 00h
Informações: Camila Gadelha – jornalista Sistema FIEC/Museu da Indústria -cfgadelha@sfiec.org.br / 85 99415 3535

20 thoughts on “Projeto “Viva o Centro Fortaleza” realiza programação cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.