Governador Camilo Santana sanciona Lei do Piso dos Professores nesta sexta-feira (10)

Posted on

APEOC2A lei histórica que iguala o salário base dos professores da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria será sancionada pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (10) no Palácio da Abolição. O percentual total de 13,01% foi alcançado incluindo o reajuste de 6,45% já concedido pelo Governo do Estado aos professores no início deste ano.

Representantes dos sindicatos e associações de professores serão recebidos no auditório do Palácio, para consolidar a conquista que resulta de uma luta antiga. Em 2015, o Governo do Estado já concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores, prorrogou o concurso público da categoria e concedeu reajuste total de 13,01% aplicado sobre os vencimentos de 48.842 magistrados.

“Assim poderemos garantir mais qualidade de vida a esses profissionais que dedicam todo o seu tempo para construir um futuro melhor para o nosso país”, afirmou o governador durante entrega da  mensagem de lei à Assembleia Legislativa, no último dia 28 de maio.

O reajuste será pago retroativamente ao mês de janeiro de 2015, com repercussão na tabela para professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. Com a correção da lei, o vencimento inicial de um professor que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.