Intervenções do Estado afastam sedes municipais do colapso hídrico

Posted on Updated on

flutuanteO Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos e de suas vinculadas (Cogerh, Sohidra e Funceme), vem trabalhando intervenções para lidar com o risco do abastecimento hídrico que atinge principalmente os municípios cearenses de Sobral, Quixeramobim, Morada Nova e Jaguaretama.

“Não há soluções mágicas mas, dentro do que dispomos, temos conseguido importantes êxitos no enfrentamento aos efeitos dessa estiagem”, destaca o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Aliada à perfuração de poços em áreas urbanas, intervenções na mudança do ponto de captação da água nos reservatórios tem possibilitado não apenas o melhor aproveitamento do recurso disponível, como a captação de uma água de melhor qualidade. “Essas captações eram feitas a jusante das barragens. Ou seja, a água era liberada por uma comporta para só então ser captada. O que fizemos foi transferir essa captação para dentro do açude, por meio de flutuantes, onde a água está disponível em maior quantidade e qualidade”, explica Teixeira.

Para possibilitar essa nova captação, foi necessária também a instalação de novas tubulações, nos moldes de mini-adutoras, ligando os flutuantes à rede já existente. “Importante nesse processo tem sido a participação de todos. Em Quixeramobim, por exemplo, fizemos a obra com apoio do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A Prefeitura de Sobral também tem sido parceira nas ações ali empreendidas. Esse sentimento precisa ser entendido e absorvido por todos, porque a luta é de todos nós”, comenta o Secretário.

 

Fonte: Governo do Estado do Ceará.