Roberto Cláudio destaca ações de Fortaleza em Encontro Global de Prefeitos

Posted on Updated on

robertoclaudio O prefeito Roberto Cláudio participa, nesta semana, do Primeiro Encontro Global Cidades para a Vida, que acontece em Medellin, na Colômbia, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Durante a participação, o prefeito destacou ações de sua gestão em Fortaleza.

Uma cidade que promova a vida deve se comprometer com pelo menos quatro pilares de qualidade de vida urbana: estimular as economias locais para garantir elemento fundamental de autonomia que é o emprego, em especial, em momentos de recessão; garantir expansão de espaços públicos, áreas verdes e outras formas de desfrutar democraticamente o lazer na cidade; garantir uma politica de mobilidade urbana que priorize o transporte publico para o majoritário universo de trabalhadores da cidade, além de estimular outros modais, como o cicloviario; por fim e mais importante, defender a vida a partir de um conjunto de politicas de educação, juventude, segurança cidadã, combate e prevenção à dependência química que juntos possam prevenir a violência urbana. Em nossa gestão, temos  trabalhado para que nossas ações sejam sistêmicas e objetivas para atender as áreas mais vulneráveis e mais demandantes dos serviços prestados pelo Poder Público”.

O objetivo do evento é a troca de experiências e inovações urbanas que possam garantir o desenvolvimento de políticas públicas, na perspectiva de  consolidar as cidades como espaço de vida. Além disso, os prefeitos participantes do Fórum se encontrarão com dirigentes de organismos multilaterais, como Banco Mundial, BID e CAF, a quem solicitarão a possibilidade de financiamentos diretamente contratados por municípios, o que garantirá mais agilidade no processo de contratação do empréstimo.

O prefeito Roberto Claudio terá, na terça-feira, reunião com a Diretoria Internacional da CAF para tratar, especificamente, de dois novos financiamentos da cidade que deverão ser iniciados em 2016: o Cidades com Futuro e o Provatur.

Como resultado do encontro global, os prefeitos assinam uma carta denominada “Declaração de Medellin 2015”, onde assumem o compromisso de trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de metodologia para a inovação em áreas que incluam com maior força a inteligência coletiva para dar resolução aos problemas que as cidades enfrentam  no mundo inteiro.

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.

Deixe uma resposta