Movimento do Comércio cai 2,0% em novembro

Posted on Updated on

comercioO Movimento do Comércio caiu 2,0% em novembro, na análise dos dados nacionais dessazonalizados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano até novembro houve recuo de 2,6% frente ao mesmo período de 2014, na análise dos dados sem ajuste. Nos dados acumulados em 12 meses a queda é de 2,4% (dezembro de 2014 até novembro de 2015 contra os 12 meses antecedentes). Para a variação contra o mesmo mês do ano anterior houve queda de 3,7%.

Desde julho deste ano, o indicador entrou em território negativo e desde então vem acelerando esta tendência de queda. Fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor. 2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016.

Setores

Dentre os principais setores, o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 3,7% entre outubro e novembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -3,5%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 6,0%, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 5,5%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 0,7% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste acumulada em 12 meses houve queda de 1,9%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou retração de 0,8% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste por sazonalidade, a tendência de longo prazo (dados acumulados em 12 meses) caiu 2,1%.

Deixe uma resposta