Carnaval intensifica necessidade de doações de sangue

Posted on Updated on

sangueO período carnavalesco se aproxima e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, ressalta a importância das doações de sangue neste período que antecede ao feriado prolongado. Durante o carnaval aumenta a necessidade de mais bolsas de sangue. “Pedimos à população que realize doações de sangue com antecedência, para que o estoque esteja abastecido para qualquer eventualidade já que uma bolsa de sangue tem validade de 42 dias”, disse Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Para facilitar o acesso da população aos locais de doação, além dos pontos fixos de coleta de sangue, o Hemoce realiza todos os dias o serviço de coleta externa em parceria com empresas, órgãos públicos, igrejas, faculdade e outras organizações. No serviço de coleta externa, uma equipe formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem vai até o local agendado para que sejam realizadas as doações de sangue. O serviço de coleta externa atende também Fortaleza e municípios do Estado. Confira aqui o calendário e a programação deste mês.

Quem trabalha ou circula no centro de Fortaleza tem a opção de antecipar as doações em dois locais. O posto de coleta no IJF, na Rua Barão do Rio Branco, 1816, que funciona todos os dias, e o posto provisório na Praça do Ferreira, que funciona até o dia 30 de janeiro de segunda a sexta-feira das 8 às 16 e aos sábados das 8 às 14 horas. No interior do Estado também é possível participar do carnaval solidário. Os voluntários podem doar nos hemocentros regionais nas cidades de Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

Ainda como parte da programação de carnaval, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro o Hemoce vai participar do evento religioso Renascer, no ginásio Paulo Sarasate. A unidade móvel do Hemoce ficará estacionada próximo à entrada do portão Jaguaretama, recebendo os doadores das 9 às 18h. “Além de alegria, o carnaval também pode ser sinônimo de solidariedade, pois com apenas uma bolsa de sangue o voluntário pode salvar até 4 vidas”, informa Nágela Lima.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Deixe uma resposta