Caucaia se articula para obter selo de qualidade em ações para crianças e adolescentes

Posted on Updated on

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, e a primeira-dama, Erika Amorim, promoveram hoje a última reunião da comissão que vai desenvolver ações relativas à certificação do município no Selo Abrinq antes da conclusão da primeira fase do pleito, agendada para a próxima quarta-feira (31/1), e do começo da formulação do Plano Municipal para Infância e Adolescência.

Os gestores discutiram detalhes do preenchimento da Apuração do Orçamento Criança e Adolescente, que inclui questionários de investimentos relativos a ações para a Infância. “Esse momento é importante para identificarmos as fragilidades e pontuarmos o que podemos melhorar para os próximos anos”, explicou Naumi Amorim.

Com o encerramento da primeira etapa, Caucaia passa a direcionar atenções e estratégias para a formulação do Plano. Os primeiros estudos já se iniciaram e a participação popular será fundamental em fóruns e audiências públicas previstas pela Prefeitura em todas as regiões caucaienses. O documento é exigido pelo Programa Prefeito Amigo da Criança.

Articuladora do Selo Abrinq em Caucaia, a primeira-dama Erika Amorim tem uma definição positiva da primeira fase. “É uma união de forças para promover grandes avanços. Além do Selo Abrinq, também estamos na busca pelo Selo Unicef, outra frente de atuação em prol de crianças e adolescentes para combate de desigualdades e garantia dos direitos”, explica. Erika também é secretária municipal de Governo e Articulação Política.

Além da elucidação de dúvidas quanto à primeira fase da certificação, foram discutidas na reunião de hoje outras ações que podem garantir a conquista do Selo para Caucaia. Medidas como a implementação de campanhas educativas voltadas ao fomento do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

O comitê reunido pelo prefeito e pela primeira-dama reúne representantes das secretarias municipais de Governo e Articulação Política, Administração e Recursos Humanos, Saúde, Educação, Finanças, Planejamento e Orçamento e Desenvolvimento Social, além de conselheiros tutelares e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia.