Teresina se destaca em prêmio de práticas inovadoras em gestão municipal

Posted on Updated on

Teresina, capital do Piauí, é finalistas do Prêmio Municiência 2018, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O concurso identifica, reconhece e reaplica práticas inovadoras em gestão municipal. Com os processos participativos digitais na Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina e do Plano Plurianual, a capital piauiense ficou entre as 15 finalistas em meio a 252 cidades brasileiras que se inscreveram.

A próxima fase é por meio de votação popular que garantirá a cidade vencedora. A votação ocorre até 27 de abril ,pelo site http://www.municiencia.cnm.org.br/principal/votacao. O resultado será divulgado em 30 de abril.

Com os processos participativos, Teresina criou uma metodologia de engajamento da sociedade na gestão pública por meio digital, aproximando cidadãos e governo e promovendo mais transparência e responsabilização no planejamento. Além de reconhecer o papel das tecnologias e redes sociais na construção de políticas públicas e no fortalecimento da governança. Buscou-se também levar conhecimentos técnicos de urbanismo e gestão aos participantes, traduzindo conceitos complexos para linguagem popular, aproximando assim o discurso técnico e o social.

Em parceria com o aplicativo Colab, um canal digital de comunicação direta com a população, o processo finalista foi uma criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação(Semplan), por meio de sua Secretaria Executiva de Planejamento Urbano, da Secretaria Executiva de Orçamento e Controle de Gestão e da Agenda Teresina 2030.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.