Stédile abre jornada universitária em Fortaleza

Posted on Updated on

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam, nesta terça-feira (10/04), aula pública com o tema “Atualidade do Pensamento Marxista: Desafios em Tempos de Crise!”, com a presença do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A palestra está agendada para o auditório Central da Uece, no campus do Itaperi, em Fortaleza, a partir das 18h, abrindo as atividades da V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária no Ceará. A Jornada é realizada por dezenas de universidades em todo o País em abril.

O objetivo da jornada é levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes e movimentos sociais. Encontros, debates, palestras, exibições de teatro, filmes e feiras com produtos da Reforma Agrária são algumas atividades previstas na programação.

Participam ainda da construção da V Jornada, em Fortaleza, o MST, o Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (Comter), o PET-História/UFC, a Residência Agrária/UFC, o Departamento de História e Geografia da UFC, o Grupo de Pesquisa e Articulação Educação, Geografia e História da Uece (Naterra) e o Núcleo Tramas.