Ceará sediará encontro de geoarqueologia da América Latina

Posted on Updated on

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no VI Encontro de Geoarqueologia da América Latina. O tema desta edição é “Geoarqueologia e Mudanças Climáticas: Contextos, Cultura Material e Paisagem” e o evento será realizado no município de Ubajara (CE), de 23 a 27 de setembro de 2018.A submissão de trabalhos pode ser feita até 29 de junho.

Uma das razões para a escolha de Ubajara é que, em prospecções feitas por membros do projeto, foram identificados sítios arqueológicos na Serra da Ibiapaba, nos municípios de Viçosa do Ceará, Ubajara e Ibiapina. Os locais, segundo os vestígios, foram registrados como sítios de Arte Rupestre e Cerâmicos – e a programação inclui visita dos participantes a dois deles.

Participarão da abertura do Congresso os coordenadores do evento, professores Marcélia Marques (Uece) e César Ulisses Veríssimo (UFC); o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Herbest Lobo; o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota; o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Jorge Eremites de Oliveira; além de palestra com o professor Cristian Favier-Dubois, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.

O Gegal foi criado em 2012 na cidade de Goiânia, na VI Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul (TAAS). Desde então, realiza oficinas em forma de rodízio entre os países participantes. Já foram feitos encontros nas cidades de Olavarria – Argentina (2013), Los Vilos – Chile (2014), Quito – Equador (2015), Las Palomas – Uruguai (2016) e Manizales – Colômbia (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.