Fortaleza (CE) ganha novo Ecoponto

Posted on Updated on

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), inaugurou o 42º Ecoponto de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro Autran Nunes, reforçará a política voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital. Com a troca de recicláveis por benefícios do programa Recicla Fortaleza, a população obterá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único, impactando positivamente o cenário urbano e socioeconômico da Regional III, que passa a contar com três equipamentos similares.

“A ideia é, por um lado, limpar mais a Cidade, reduzir os lixões e, por outro, estimular um comportamento que traga benefícios para o cidadão que faz uso da reciclagem e para a Cidade, onde será gerada uma economia a partir desse lixo que é coletado aqui. A gente tem uma média de 3,5% do lixo coletado indo para a reciclagem no Brasil. Aqui em Fortaleza, estamos perto de 8%. A ideia é chegar ao próximo ano com, aproximadamente, 12% do lixo indo para a reciclagem. Com isso, ganha o meio ambiente, a cidade e o cidadão”, explicou Roberto Cláudio.

O Ecoponto do Autran Nunes, como os demais, oferece estrutura adequada para o descarte ideal de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h.

De acordo com o titular da SCSP, João Pupo, a expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de continuar fomentando a adesão da população à iniciativa. “O Recicla Fortaleza já conta com a adesão de cerca de 19 mil fortalezenses, que utilizam o benefício diuturnamente. Estmos trabalhando para, ainda este ano, além dos descontos nas contas de energia e do crédito no Bilhete Único, inaugurar uma nova modalidade de repasse, trocando o lixo com potencial reciclável por dinheiro”, disse.

Deixe uma resposta