Caucaia (CE) chega a 90% de vacinação contra a gripe

Posted on

Após quatro anos sem bater a meta de vacinação contra a gripe, Caucaia alcançou nesta sexta-feira (8/6) o patamar determinado pelo Ministério da Saúde para 2018. Uma semana antes do fim da campanha, o município já tem 90% dos grupos prioritários imunizados.

Isso significa que estão protegidos quase todos os idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, população privada de liberdade, gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

Todas as 46 salas de vacina de Caucaia oferecem gratuitamente o serviço de imunização até o próximo dia 15 a quem pertencer a esses grupos prioritários. Elas funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30min. A dose é trivalente. Ou seja: protege o indivíduo contra a gripe comum e os subtipos H1N1 e H3N2 da influenza.

Os caucaienses com perfil de grupo prioritário que não tenham condições de ir a um posto de saúde podem receber equipes de vacinação em casa. Basta solicitar o serviço ao agente comunitário de saúde da região ou por telefone, direto na unidade de saúde do bairro. Cuidadores de idosos também podem ser imunizados desta forma.

Do começo da campanha, em 19 de abril, até hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 80.895 doses da vacina. Deste total, 16.153 em pessoas que apresentam alguma comorbidade (e não são contabilizadas pelo Ministério da Saúde).

Quem já estiver gripado ou for alérgico à proteína do ovo não deve ser vacinado. Nesses casos, é obrigatória a busca por orientação médica prévia para complicações serem evitadas.

No Ceará, 90% dos grupos prioritários já foram imunizados. Em todo o Brasil, o índice é de 75%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 15 de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.