Maranhão faz ação contra glaucoma

Posted on Updated on

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), realiza o mutirão do Glaucoma em mais 16 municípios das regionais de Bacabal e Zé Doca. Nesta quinta-feira (14.6), o atendimento tem início nas cidades de Centro do Guilherme, Bom Lugar, São Luís Gonzaga do Maranhão e Presidente Médici.

A estratégia é reduzir os casos de glaucoma no Maranhão com o fortalecimento do diagnóstico precoce. “A ação do governo incentiva o cuidado com a saúde nessa área. Com o mutirão, a secretaria amplia o alcance dos serviços de prevenção do glaucoma e o acesso da população ao tratamento especializado e gratuito”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O paciente para se consultar precisa levar uma cópia do documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Se for detectado glaucoma, o paciente recebe medicamento gratuito e encaminhamento para tratamento. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também identifica e trata outras patologias da visão, como a catarata, por exemplo.