Orçamento é tema de audiências em Porto Seguro (BA)

Posted on Updated on

A Prefeitura de Porto Seguro (BA) está fazendo reuniões com a população sobre o Orçamento Participativo. Em formato de audiência pública, os encontros são uma realização das Secretarias de Finanças e Planejamento, com objetivo de democratizar e dar mais transparência ao processo.

Toda a comunidade está convidada a participar e contribuir com a administração pública, para que o documento das discussões seja levado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores.

“Hoje as discussões sobre o orçamento precisam ser transparentes e para isso existem vários mecanismos de acesso a essas informações. O Orçamento Participativo faz parte desse processo e pretendemos apresentar as variantes e ferramentas de planejamento e gestão de forma didática e pedagógica para tornar o conteúdo o mais acessível possível para a comunidade”, disse o superintendente de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, Epaminondas Castro.

O orçamento funciona como rodadas de conversas entre a Prefeitura e a comunidade com o objetivo de discutir os problemas dos bairros e encaminhá-los para as soluções. É um mecanismo democrático que permite aos cidadãos participar, influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos e a prestação de contas da gestão municipal. Os resultados serão as obras de infraestrutura, saneamento e serviços para todas as regiões da cidade.

Além disso, o Orçamento Participativo reforça a transparência por meio da publicação de informações orçamentárias e pela prestação de contas públicas municipais. Esses mecanismos geram confiança e melhoram a qualidade de gestão da cidade.