Bahia discute conjuntura brasileira

Posted on Updated on

Com a temática “E agora, Brasil? A Universidade e os desafios destes novos tempos”, o Congresso 2018 da Universidade Federal da Bahia realizará mesas temáticas, intervenções artísticas e outras atividades entre os dias 16 a 18 de outubro. Esse período estará entre o primeiro e o segundo turno das eleições portanto, o objetivo é pensar a Universidade e o Brasil a partir dessa perspectiva.

Como nas edições anteriores, o Congresso UFBA 2018 reunirá mesas temáticas e intervenções artísticas, propostas por membros da comunidade universitária – estudantes, professores e técnicos-administrativos – preocupadas em refletir sobre a produção do conhecimento, focalizando diversas áreas e horizontes como ciências, tecnologia, matriz energética, meio ambiente, infraestrutura, trabalho, cidadania, artes, educação e sociedade dentre outras. Além disso, será espaço para as apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, vinculados aos diversos programas da graduação e da pós-graduação.

A programação também contará com a realização do Seminário “UFBA e visões de futuro: Cenários e perspectivas”, que acontecerá no Salão Nobre da Reitoria, nos dias 17 e 18 de outubro para debater temas como ensino, pesquisa, extensão, artes, assistência estudantil, universidade e comunicação. Os debates terão a presença de especialistas de cada área, pertencentes à UFBA, outras universidades e instituições de ensino, além de convidados da sociedade.

As propostas para as mesas temáticas e intervenções artísticas devem ser submetidas por discentes, docente e técnicos-administrativos, no período de 10 de julho a 10 de agosto e o registro deve ser feito mediante o preenchimento integral dos campos discriminados no formulário que está disponível em www.congresso2018.ufba.br. Podem ser enviadas propostas de todas as áreas de conhecimento, alusivas ao momento e contexto da realização do congresso – outubro de 2018. O cronograma contendo as etapas para a submissão também está publicado no mesmo site.

Os estudantes bolsistas da Universidade – inscritos nos vários programas de pesquisa, extensão, ensino e assistência estudantil – podem submeter resumos de trabalhos até hoje (20/07), neste site. As propostas, que precisam ter o aceite do professor orientador, devem estar inseridas nas modalidades: apresentação oral pelos autores; intervenções artísticas de qualquer natureza; exposições de arte, fotografias, maquetes, produtos e outros formatos; oficinas de curta duração com temáticas decorrentes dos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.