Ceará abre hoje festival de cinema

Posted on Updated on

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema chega à 28ª edição com programação de hoje (4.8) ao próximo dia 11 de agosto. Serão exibidos cerca de 100 filmes, entre curtas e longas-metragens, em salas de cinema de Fortaleza e na Praça do Ferreira, no Centro da capital cearense. Oito longas-metragens concorrem ao Troféu Mucuripe.

Para a abertura, os ingressos começam a ser distribuídos gratuitamente a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n, Centro). A ficção O barco, de Petrus Cariry, fará sua estreia nacional. Nesse dia também acontecem homenagens ao comediante Renato Aragão e ao Prof. Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará.

Domingo (5) será a première nacional do chileno Cabras de merda, de Gonzalo Justiniano, enquanto na segunda-feira (6) será exibido o espanhol Petra, de Jaime Rosales, que estreou mundialmente na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Na terça-feira (7), dois longas-metragens serão exibidos: o brasileiro Eduardo Galeano Vagamundo, de Felipe Nepomuceno, que estreia mundialmente no festival, e o colombiano Amália, a secretária, de Andrés Burgos, fazendo sua première no Brasil. A quarta-feira (8) contará com a exibição especial, fora de competição, do documentário Che, memórias de um ano secreto, de Margarita Hernández.

Na quinta-feira (9), o ator Antônio Pitanga será o homenageado. Na competição de longas-metragens serão exibidos Anjos de Ipanema, de Conceição Senna, fazendo sua estreia mundial, e Senhorita Maria, a saia da montanha, documentário de Rubén Mendoza, premiado nos festivais de Cartagena, Locarno e Amiens.

Imagem: Cena do primeiro episódio da série da TV Globo “Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios”Na sexta-feira (10), Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes, terá sua primeira exibição no Brasil, encerrando a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem do Cine Ceará.

No sábado (11), será realizada a premiação e a cerimônia de encerramento do festival. Paulo Mendonça, diretor do Canal Brasil, emissora que em 2018 completa 20 anos, será homenageado. Também ocorrerá a pré-estreia do primeiro episódio da série da TV Globo Cine Holliúdy: Francisgleydisson encara novos desafios, com a presença do diretor Halder Gomes e do protagonista Edmilson Filho.

Deixe uma resposta