Caucaia (CE) recebe sugestões para a LOA 2019

Posted on Updated on

A Prefeitura de Caucaia (CE) está fazendo série de dez audiências públicas para colher sugestões da população à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O encontro foi realizado pela Controladoria Geral do Município no Grêmio de Recreio e Estudos, no Centro da Sede.

“As pessoas que participam se sentem responsáveis no sentido de ajudar a gestão. Pensamos em um novo formato durante as audiências para intensificar a participação da sociedade”, explica a controladora Gelma Leitão.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), Marcus Mota, a logística dos encontros tentou alcançar todos os distritos de Caucaia para a população ser ouvida ao máximo. “O prefeito quer ouvir o povo. Escutamos a demanda e damos voz às pessoas que colaboram com ideias e ajudam diretamente a gestão.”

Moradora do Centro, a dona de casa Francisca Glênio Silva Sousa classifica como muito importante esse momento de opinar nas ações da gestão. “Passamos nosso olhar para os técnicos até chegar no prefeito. Elogiei a educação com suas melhoras e dei sugestões a área da saúde. Agora é esperar pela sensibilização dos gestore.”

Para facilitar a participação popular, as audiências acontecem por área de atuação. São abordados temas como educação, saúde, segurança, assistência social, geração de renda, transporte, infraestrutura, esporte, juventude, cultura e turismo.

Ao final das audiências, a Prefeitura fará um diagnóstico de tudo o que foi colhido nos encontros. Haverá após isso uma discussão com todos os secretários municipais para viabilizar as demandas de origem da participação popular.

A previsão é de que no fim de setembro o orçamento para o exercício de 2019 seja encaminhado à Câmara Municipal de Caucaia.

Todas as audiências públicas são abertas ao público. As de hoje serão no Cemfa (Avenida Central, 1425, Tabuba) e na Escola Pedro da Rocha (Cachoeira dos Paulinos, BR-020, Km 38, s/n, Bom Princípio). Sempre às 9h.

Deixe uma resposta