Carros elétricos fazem cadastro na Unifor

Posted on Updated on

O sistema de Veículos Alternativos para Mobilidade (Vamo), carros elétricos compartilhados de Fortaleza patrocinados pelo Hapvida Saúde realizar até 31 de agosto ação de cadastramento de novos usuários no sistema na Unifor.

Na ocasião, os interessados poderão fazer o cadastro no sistema, bem como test drive nos carros. Quem se cadastrar nesse período, receberá um passe de até 1 hora grátis.

Os interessados em fazer o cadastro e o test drive na Unifor devem procurar o stand que está localizado em frente à Biblioteca Central do campus. O passe gratuito de 1 hora será concedido também para aqueles que fizerem o cadastro no website do sistema: www.vamofortaleza.com.br.

A ação, promovida pelo Hapvida e pela Unifor em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Serttel (responsável pela operação do VAMO), tem o objetivo de promover o cadastro e fazer com que a população conheça melhor essa opção de modalidade urbana.

Atualmente o sistema possui 20 carros, disponíveis em 12 estações, além de seis “vagas Vamo”, locais em que o usuário pode fazer a devolução do veículo sem, contudo, conectar o carro em uma estação de carregamento.

O diretor de Pesquisa e Inovação da Unifor, professor Vasco Furtado, destaca a importância da mobilidade elétrica dentro do ambiente acadêmico e para a cidade de Fortaleza. “A temática de veículos alternativos para a mobilidade é uma prioridade para Unifor e tem sido estudada por professores de diversas áreas, em especial pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades, o Lapin. Ao colocar à disposição dos alunos uma infraestrutura para desenvolvimento de pesquisa e carros elétricos no campus para facilitar o acesso a essa modalidade de transporte urbano, a Unifor está não só fomentando essas pesquisas, como também incentivando o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Fortaleza”, pontua.

Além do Lapin, a DPDI administra, com apoio da Enel, Prefeitura de Fortaleza e Fundação Bloomberg, o Centro de Pesquisa e Mobilidade Elétrica (CPqMEL), laboratório responsável pela análise de dados referentes à mobilidade elétrica em cidades, assim como seu impacto na vida das pessoas. O CPqMEL também realiza pesquisas voltadas para a infraestrutura de recarga que deve ser implantada em Fortaleza para a utilização de veículos elétricos, no intuito de manter a cidade preparada para a popularização do serviço.

(***)

Além do benefício financeiro para os usuários que possuam Bilhete Único, os carros elétricos compartilhados podem estacionar nas vagas de Zona Azul gratuitamente, assim como no shopping RioMar Fortaleza. E para incentivar o compartilhamento e reduzir ainda mais os custos, o aplicativo do VAMO disponibiliza a função “carona” que permite ao usuário dividir os custos com um colega de trabalho ou amigo, por exemplo.

Deixe uma resposta