Eusébio amplia discussões sobre municipalização da segurança pública

Posted on Updated on

O prefeito do município de Eusébio (CE), Acilon Gonçalves, está defendendo a municipalização da Segurança Pública. Ele afirma que a Prefeitura tem trabalhado juntamente com o Governo do Estado para a conclusão do processo licitatório, que visa à compra de equipamentos para o funcionamento do Centro de Gerenciamento de Comando e Controle Municipal, que vai centralizar todas as ações de segurança pública no município.

Acilon observa que o Centro de Gerenciamento pode ser o primeiro passo para um projeto maior, que ele vem defendendo desde 2009, quando ocorreu o primeiro Foro Nacional de Segurança Pública, em Brasília. “Naquele encontro eu levantei a voz primeira em defesa da unificação da segurança pública e o governo federal somente neste ano, 9 anos depois, criou o Sistema Único de Segurança Pública federalizado”, pontuou.

Ele diz que defende a municipalização da Segurança Pública no Brasil. “Isso é respeitar hierarquias. Deve ser federalizado, o combate ao tráfico de drogas e controle das fronteiras. Já o controle das fronteiras dos estados e a interssetorialização dos municípios deve ficar a cargo do Estado, mas dentro do município, quem sabe quem deve ser abordado e quem é que faz o mal, é o município, por isso defendo que que o município dê conta de sua segurança interna”, ressalta.

Acilon afirma que a ideia será sistematizada em forma de projeto de lei que será apresentado em Brasília, pelos parlamentares que estiverem no seu entorno político, ainda no próximo ano. “Espero que dentro de dois anos essa proposta seja aprovada em Brasília, pois entendo que essa é a maneira de se enfrentar a bandidagem nesse Brasil,” destacou.

Deixe uma resposta