Fortaleza já tem 47 ecopontos

Posted on Updated on

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), inaugurou o 47º Ecoponto de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro João XXIII, é o quarto implantado na Regional III e reforça a política voltada à gestão responsável de resíduos sólidos na Capital.

A partir da troca de materiais recicláveis por vantagens do programa Recicla Fortaleza, a população obtém desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único. “Com essa política, a Prefeitura busca transformar resíduos descartáveis em oportunidades. Um Ecoponto como este, após inaugurado, acaba com os lixões em um raio de 300 metros, em média. Desta forma, a partir do engajamento da comunidade, é possível promover mais limpeza, garantir mais saúde e transformar o lixo em renda para a população”, reforçou o Prefeito, acrescentando que, até o final deste ano, 13 novos equipamentos similares serão implantados.

O novo Ecoponto, como os demais, oferece estrutura adequada ao descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, sempre de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Fruto da parceria entre a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o local está equipado com caçambas para coleta e estrutura administrativa de trabalho para as equipes de limpeza urbana, fiscalização e monitoramento.

Além dos tradicionais benefícios ofertados pela iniciativa, que estimula nova consciência sustentável, o equipamento marca a consolidação de parceria com a Rede Social de Catadores(as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, por meio da Franquia Social. “Esta é uma parceria entre o Município e instituições que têm a competência de fazer o trabalho de reciclagem. Neste caso, a Rede de Catadores irá administrar esse programa do Recicla Fortaleza”, esclareceu o titular da SCSP, João Pupo.

Nesse sentido, após coletar o material, o profissional credenciado realiza o descarte adequado dos resíduos recicláveis na própria instituição. A presidente da Rede Estadual de Catadores do Ceará, Lìlian Teixeira, avaliou positivamente a iniciativa. “Essa é uma experiência nova pra nós. Nós temos a expectativa de que traga bons resultados, além de maior limpeza e inclusão”, disse.

Presente na solenidade de inauguração, a população comemorou a transformação pela qual o bairro João XXIII vem passando. “Só sabe como é difícil viver na sujeira quem um dia já viveu. Nosso bairro vem melhorando muito e vai melhorar ainda mais. A gente fica feliz com esse Ecoponto porque vai ajudar a manter o nosso bairro limpo. Agora, as pessoas têm que ajudar”, afirmou a aposentada Noêmia Sampaio.

Outros 46 Ecopontos já foram implantados e encontram-se em pleno funcionamento, estando distribuídos nos bairros Centro, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, Jacarecanga, Vila do Mar, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Guararapes, Cocó, Luciano Cavalcante, Jóquei Clube, Pici, Autran Nunes, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Damas, Parangaba, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Mondubim, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento, Sapiranga, Dias Macedo , Sítio São João e Paupina.

Até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, a expectativa é de que Fortaleza conte com 119 Ecopontos estrategicamente distribuídos por todas as Regionais, contemplando todos os bairros da Capital.

O programa Recicla Fortaleza oferece desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, resultado de parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, a Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Deixe uma resposta