Senai faz curso sobre Indústria 4.0

Posted on Updated on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está ofertando o curso gratuito Desvendando a Indústria 4.0, de 20h, online. A oferta faz parte de uma série de ações da instituição para apoiar a indústria brasileira a desenvolver processos mais ágeis, que representam maior produtividade, que, por sua vez, reflete-se em maior investimento e mais empregos. O curso permitirá entender conceitos, oportunidades e riscos do que tem sido chamado de quarta revolução industrial.

Indústria 4.0 é o termo que define o uso de tecnologias digitais nos processos produtivos desde o desenvolvimento até o uso. É a nova fronteira da produção industrial e tornará a forma como se produz hoje obsoleta. Neste modelo, tecnologias ganham maior integração e há uma fusão entre os mundos físico e virtual, criando sistemas chamados ciberfísicos. A principal diferença em relação às demais revoluções industriais está na velocidade das transformações produzidas pela digitalização.

As principais tecnologias envolvidas são: internet das coisas, robótica avançada, impressão 3D, manufatura híbrida, big data, computação em nuvem, inteligência artificial e sistemas de simulação virtual. A combinação entre as tecnologias abre um leque inédito de possibilidades, novos negócios e solução de antigos problemas, como acesso remoto à saúde, cidades inteligentes, mobilidade urbana, geração de energia a partir de novas fontes, entre outros.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Deixe uma resposta