Associação Caatinga completa 20 anos

Posted on Updated on

A terceira edição do evento “Somos todos Caatingueiros”, de amanhã ao próximo dia 16 (setembro), abre as celebrações de 20 anos da Associação Caatinga. Este ano, jornalistas, artistas, acadêmicos e formadores de opinião irão se reunir na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) para um dia de atividades focadas no conhecimento e na importância da preservação do bioma.

O evento “Somos todos Caatingueiros” acontece através do Projeto No Clima da Caatinga (NCC), patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Realizado desde 2011, o NCC busca aliar preservação ambiental com geração de renda e melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais na Caatinga. Na programação do evento, os convidados irão começar o dia com uma caminhada nas trilhas da Reserva onde poderão conhecer de perto a fauna e a flora local. O chef Timóteo Domingos, conhecido como “chef do sertão” e criador do Gastrotinga, irá cozinhar um típico almoço nordestino para degustação dos presentes e logo após, participarão de uma roda de conversa sobre a Caatinga.

Para Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga, a mobilização social é um importante meio de conscientização para a preservação da Caatinga. “Pensamos neste evento para nos aproximar de quem é referência na atuação com o meio ambiente e com nossas raízes nordestinas. São exemplos nacionais e contamos com suas vozes ativas para repercutir ainda mais a nossa causa”, destaca.

A Associação Caatinga foi criada em 1998 através do Fundo de Conservação da Caatinga financiado por Samuel Johnson. A instituição surgiu com o objetivo de constituir um território preservado para a proteção da Carnaúba. Esse espaço se tornou a Reserva Natural Serra das Almas, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará.

Localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a RNSA é reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais ao seu entorno. São mais de 6000 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção. A Associação também atua em 40 comunidades rurais onde promove o desenvolvimento sustentável de aproximadamente 3.600 famílias.

Deixe uma resposta