Ranking da competitividade de estados será lançado hoje

Posted on Updated on

O Centro de Liderança Pública (CLP), com o apoio da B3, Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria Integrada, lançará hoje (14.9) a 7ª Edição do Ranking de Competitividade dos Estados e o Prêmio Excelência em Competitividade de 2018. O estudo é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Com o tema: “Brasil Presente, País do Futuro: Qual o Papel dos Estados”, os dados têm como objetivo apresentar um diagnóstico da atual situação do Brasil, com dados e informações relevantes de como chegamos até aqui.

Disponível em uma plataforma online, o ranking traz as performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Entre os indicadores, 36 são comparados com dados internacionais dos 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os dados que serão apresentados este ano, concluem um ciclo de quatro anos, desde a nova edição do Ranking de Competitividade dos Estados que coincidiu com os mandatos das gestões estaduais de 2015 a 2018. Hoje são 18 estados, 6 consultorias de abrangência internacional e 3 federações da indústria que utilizam os dados disponibilizados para planejamento e atração de investimentos. Assim, o Ranking de 2018 apresenta o raio-x desses últimos quatro anos e os caminhos para o próximo ciclo.

Com o Prêmio Excelência em Competitividade, o Centro de Liderança Pública visa a reconhecer publicamente iniciativas dos estados brasileiros que, mediante seus reais desafios, buscaram realizar políticas públicas que trazem impactos positivos à população e que fomentam a Competitividade. Foram mais de 90 cases inscritos, entre os finalistas estão o Distrito Federal, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os Estados concorrem nas categorias de Destaque Internacional, Destaque de Crescimento e Destaque Boas Práticas.

Todos os governadores brasileiros foram convidados ee Márcio França (SP), Paulo Câmara (PE) e Rodrigo Rollemberg (DF) já confirmaram presença. Cida Borghetti (PR), José Eliton (GO), Mauro Carlesse (TO) e Renan Filho (AL) também devem participar da cerimônia. Além deles, também são esperados Daniel Pereira (RO), Ricardo Coutinho (PB) e Simão Jatene (PA), que estão fora da corrida eleitoral .

O evento de lançamento será transmitido ao vivo pelo Facebook do CLP e da B3. O Ranking de Competitividade dos Estados estará disponível no site a partir do dia 14/09 http://www.rankingdecompetitividade.org.br/.

Deixe uma resposta