Caucaia ganha selo federal de reconhecimento turístico

Posted on Updated on

O Ministério do Turismo (MTur) vai conceder o Selo Prodetur + Turismo 2018-2022 para o município de Caucaia (CE). A cerimônia de outorga da certificação acontecerá hoje (19 de outubro), em Brasília. Com isso, Caucaia torna-se elegível para receber parte dos R$ 5 bilhões do novo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

A articulação do processo de obtenção do Selo foi iniciada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SetCult) ainda em setembro. Além de recursos, Caucaia receberá do Governo Federal apoio técnico especializado para a implementação dos projetos apresentados ao MTur.

Conforme o titular da SetCult, Paulo Guerra, o setor turístico caucaiense será fortalecido com a melhoria na infraestrutura e a qualificação de ações em produtos e equipamentos. “Esta conquista significa muito para Caucaia. Seremos agora uma cidade certificada. Isso significa que nosso planejamento estratégico está atendendo às especificações do Ministério”, comemora o secretário.

O Selo +Turismo identifica quais planos e projetos estão alinhados com as diretrizes do Prodetur. O projeto de Caucaia consta de oito eixos que abordam: gestão decentralizada, planejamento e posicionamento do mercado, infraestrutura turística, promoção e apoio à comercialização, qualificação profissional, informação ao turista, conhecimento, análise e monitoramento, além de empreendedorismo, capacitação e promoção de investimento.

“Na primeira proposta, pedimos verba para priorizar o fortalecimento da defesa do litoral caucaiense contra a erosão marinha e infraestrutura viária turística integrada”, ressalta Paulo Guerra.

Deixe uma resposta