Salvador (BA) vai reformar mais de 500 casas

Posted on Updated on

O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, assinou ordens de serviço para o início da reforma de 501 casas nas localidades Pero Vaz e Caixa D’Água, pelo programa Morar Melhor. Serão beneficiadas 269 residências em Pero Vaz, e outras 232 na Caixa D’Água. Uma das moradias que já foi contemplada na localidade foi a da funcionária pública aposentada Solange Araújo, de 65 anos, que vive há mais de 40 anos no bairro.

Por meio do programa são realizados serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado, dentre outros, dando melhores condições de moradia a famílias que enfrentam dificuldades financeiras para tocar a própria reforma. A definição dos serviços é feita no cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão.

A segunda etapa do programa teve início em dezembro do ano passado e os moradores de Mussurunga foram os primeiros a receber as casas reformadas. Também estão sendo beneficiadas as localidades de Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira, Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias, Fazenda Coutos III, Arenoso, Itinga, Daniel Lisboa, Rio Sena, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras VI e Paripe.

A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. Mais de 3,7 mil casas em 14 bairros da capital já receberam a reforma.

Realizado pela Seinfra, o Morar Melhor tem como intenção resgatar a cidadania e a autoestima da população residente nas áreas contempladas. O programa promove assistência técnica nas áreas de Arquitetura e Construção Civil, oferece moradia digna às pessoas e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro.

Desde 2015, o Morar Melhor já reformou casas em mais de 50 bairros da capital baiana e a meta é chegar à marca de 40 mil residências até o fim de 2020. Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Deixe uma resposta