Empresariado cearense amplia otimismo

Posted on Updated on

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) marcou 54,7 pontos no mês de outubro, indicando aumento no otimismo do empresário cearense. Essa pontuação representa um aumento de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior, sendo esse o maior resultado registrado desde maio e o quinto mês seguido de crescimento. Entretanto, esse valor ainda está abaixo da média histórica, que é de 56,4 pontos.
O resultado no Estado foi impulsionado pela Indústria da Construção, com crescimento de 5,3 pontos em relação a setembro, atingindo 57 pontos. Esse resultado é a maior pontuação desde abril, e recoloca a Indústria da Construção acima de sua média histórica, que é de 53,3 pontos.
Além disso, o Índice de Confiança da Indústria da Transformação cearense segue acima dos 50 pontos, alcançando 54,3 pontos em outubro, valor praticamente igual ao do mês anterior, quando o Índice marcou 54,4 pontos. Esse valor continua – pelo terceiro mês seguido – acima da média histórica de 52,2 pontos.
Este resultado indica otimismo na retomada da Indústria da Transformação cearense nos próximos meses. Já na Indústria da Construção, o ICEI pode representar uma perspectiva de melhora no cenário para um setor que tem apresentado dificuldades em retomar o crescimento.
O ICEI é elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Deixe uma resposta