Secretarias Judiciárias do Ceará completam três anos

Posted on Updated on

As Secretarias Judiciárias Únicas de 1º Grau de Jurisdição II e III (Sejud II e III), que atendem da 1ª à 18ª Varas de Família do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), estão completando três anos de atividades. E, conforme as estatísticas, a comemoração se estende aos números expressivos, obtidos entre 13 de outubro de 2015, quando foram instaladas, e outubro de 2018.

Nesse período, foram realizados 313.460 expedientes de carta, edital, mandado, termo, alvará e ofício. Também foram proferidos 428.385 despachos, decisões e sentenças nos gabinetes das 18 Varas de Família atendidas. Além disso, houve a baixa de 10.295 processos no acervo dessas unidades.

Para o juiz coordenador das Varas de Família, Mauro Feitosa, “a expectativa que se tinha no início restou confirmada”. Assim, o foco da atual, de acordo com as direções das duas Secretarias, está sendo na qualidade e celeridade com eficiência, especificamente na diminuição dos erros nos expedientes.

“Houve aquela fase inicial de aprendizado, de desenvolvimento de técnicas, mas hoje, aprimorados como estão esses dois importantes equipamentos, Sejuds II e III, a celeridade na produção do expediente é algo bem destacado e está bem perceptível para a sociedade”, avalia Mauro Feitosa.

“Os gabinetes, na medida em que foram esvaziados em termos de expedientes, puderam produzir em um patamar bem mais elevado do que antes”, observa o juiz. Isso porque “magistrado, supervisor, assistente e demais servidores do quadro, que se encontram em cada Vara, estão a produzir unicamente despachos, decisões interlocutórias e sentenças”, explica.

Deixe uma resposta