Ociosidade na indústria cearense cai em setembro

Posted on Updated on

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria cearense em setembro ficou em 81,8%, um ponto percentual a mais comparado ao mês anterior, o que indica um movimento de queda de ociosidade nos segmentos analisados. Essa é uma das constatações da pesquisa Indicadores Industriais, realizada pela Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a partir de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar da boa notícia, os outros indicadores apontaram declínio. O faturamento real manteve-se estável em relação a agosto, acumulando queda no ano de 8,2%. A massa salarial, por sua vez, indica decréscimo de 2,3% em setembro comparado a agosto. O emprego na indústria obteve um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior; no acumulado do ano, registra o patamar positivo de 1,1%.

Com efeito, as horas trabalhadas na produção registraram redução tanto em relação ao mês anterior – na série livre de efeitos sazonais – quanto em relação ao mesmo período do ano passado, 0,2% e 7,5%, respectivamente.

Deixe uma resposta