Comidas do Brasil movimentam economia e turismo em Fortaleza

Posted on Updated on

O Iate Clube de Fortaleza recebe amanhã e domingo (10 e 11.11) a quarta edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil, com mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. O evento reúne cerca de 100 profissionais de gastronomia gerando conhecimento.

No espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces, estarão disponíveis as receitas dos mais renomados chefs do Brasil, entre eles, já estão confirmados: Van Régia, do Culinária da Van (CE); Marco Gil, do Azul Celeste (CE); Paulo Anijar, Santa Chicória (PA); Felipe Viana, do Geppo’s (CE); Sandro Gouveia, do Quitanda do Pastel (CE); Lia Quinderé, do Sucré Patisserie (CE) e Izete dos Santos, do Filha do Combu (PA).

Quem busca aprendizado também terá opções no Espaço Conhecimento, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Kadma Marques (CE), Bia Leitão (CE), Rafael Bruno (MA), Heloisa Bacellar (SP), Danielle Thomaz (MS). Ou no Espaço Interativo, onde podem aprender as mais diversas receitas na companhia de Nilza Mendonça (CE), Anna Paula Rezende (CE), Ari Kespers (MG), Elcio Nagano (CE), entre outros chefs.

Nas Cozinhas ao vivo, os chefs vão preparar os pratos na hora, contando todos os truques para que eles fiquem mais saborosos. Nesta edição estão Edilberto Costa (CE), Ruth de Almeida (TO), Juliana Moura e Igor Olszowski (MG), Nathalie Passos (RJ); Hugo Riqui (CE) e Lucio Figueiredo (CE). E o público poderá experimentar lá mesmo. Em Produtos e Produtores, será possível fazer uma feirinha e levar produtos pra casa. Além de mais de 15 atrações culturais, com shows e performances.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro) e, além de Fortaleza, ainda serão realizados em Brasília (a confirmar) e Belém (janeiro de 2019). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Nos dias 16 e 17 de novembro, acontecerá a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

Deixe uma resposta