Pimentel lança livro com prestação de contas

Posted on Updated on

O senador cearense José Pimentel (PT, na foto) divulgou o lançamento do livro José Pimentel – Um mandato coletivo e popular no Congresso Nacional. O documento apura os oitos anos no Senado Federal (2011-2019) e resgata aspectos do seu trabalho como deputado federal e como ministro da Previdência. 

O texto também difere ao privilegiar uma narrativa em tom biográfico, sem abrir mão do aspecto quantitativo. “É uma costura do passado com o presente, é o olhar sobre posições tomadas em meio à descrição de um cenário da época, são os bastidores de como o nosso personagem se posicionou, a relação com os fatos e com a sua própria história de vida”, diz a apresentação do livro, escrito em terceira pessoa pela equipe de comunicação do mandato.

Segundo Pimentel, o objetivo da publicação “é deixar à disposição dos cidadãos do Ceará, e do Brasil, um registro histórico do trabalho desenvolvido nesse período”. Nas primeiras páginas do livro, o senador faz um convite à leitura: “Recomendo esta obra a você que me acompanha nessa caminhada. Chegou a hora de prestar contas do que realizamos nesse período”.

Nos oito capítulos, estão descritas as principais atividades do senador, além de um resgate da sua história de vida, desde o nascimento, e dos primeiros passos para se tornar um político representante do povo cearense. Também são narrados os principais fatos históricos que marcaram o período em que Pimentel esteve no Senado, como o golpe de 2016, que afastou a presidenta da República, Dilma Rousseff.

Durante o mandato no Senado, Pimentel integrou as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE), Assuntos Sociais (CAS) e Desenvolvimento Regional (CDR), dentre outras. Também ocupou o cargo de líder do governo da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional (setembro de 2011 a maio de 2016), assim como foi vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa. 

Ao atuar nessas diversas funções, o senador teve como principal objetivo a luta por melhorias para a população cearense e de todo o país, especialmente os mais pobres. “Esse foi o critério que direcionou todas as proposições legislativas que apresentei, os relatórios que elaborei sobre projetos de autoria de outros parlamentares, assim como meus votos nas comissões temáticas e nos plenários do Senado ou do Congresso Nacional”, considerou.  José Pimentel – Um mandato coletivo e popular no Congresso Nacional, tem oito capítulos, somando 236 páginas.

A publicação impressa está sendo distribuída a autoridades, lideranças políticas, entidades de classe e bibliotecas públicas, entre outros públicos. Também já está disponibilizada em meio digital para acesso amplo de todos os cidadãos e cidadãs.

Onde ler: 
Biblioteca Digital do Senado  –  
w2.senado.gov.br/bdsf/item/id/551005


Deixe uma resposta