Centec-CE inaugura nova unidade

Posted on Updated on

O Instituto Centec inaugurou o novo laboratório de beneficiamento de alimentos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Maranguape (CE). A unidade localiza-se à Praça Capistrano de Abreu, 313, Centro. Foram investidos no novo laboratório, um total de 100 mil reais, sendo 32 mil em reformas e 67 mil em equipamentos, com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Governo do Estado (Secitece).

Além de cursos de panificação, o laboratório também tem capacidade para ofertar capacitação em beneficiamento de alimentos com ênfase em frutas, hortaliças, carnes, leite e derivados. Segundo a coordenadora do CVT, Juliana Campos, em 2019 serão ofertadas oficinas de salgados, bolos, confeitaria e panificação em parceria com o Grupo M. Dias Branco; e cursos de processamento de produtos da agricultura familiar para beneficiários do Cadastro Único, com o apoio da Prefeitura de Maranguape.

Este é um dos oito novos laboratórios inaugurados pelo Centec em 2018 nas áreas de Design de Moda (Horizonte e Ipu), Manutenção e Instalação de aparelhos de climatização (Fortaleza), Panificação e Confeitaria (Quixeré), Manutenção de computadores (Limoeiro do Norte), Costura Industrial (Santa Quitéria), Corte e Costura (Canindé), além de três laboratórios itinerantes de mecânica de motos para oferecer cursos em diferentes regiões do Estado.

O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, ressalta que outros laboratórios serão inaugurados em breve: os equipamentos estão em fase de aquisição e os CVTs estão sendo adaptados para oferecer os novos cursos. “O novo laboratório pode auxiliar no desenvolvimento de ações integradas para a capacitação tecnológica de produtores rurais e urbanos no beneficiamento de frutas – doces, polpas, sucos, geleias -, do beneficiamento de leite e seus derivados, contribuindo para o desenvolvimento de cadeias produtivas da região, bem como de outras áreas produtoras de frutas, hortaliças e leite do Ceará”, disse o diretor.

Deixe uma resposta