Acciona usa blockchain para rastreabilidade da origem de energia renovável em todo o mundo

Posted on Updated on

A Acciona Energia iniciou um projeto para implementar, de forma geral, a rastreabilidade da origem renovável na geração de eletricidade, por meio da tecnologia blockchain, o Greenchain. Dessa forma, as informações podem ser verificadas, em tempo real e em qualquer lugar do mundo, garantindo que 100% da energia fornecida é limpa.

Para desenvolver as primeiras fases desse projeto, a companhia fez parceria com a FlexiDao, especializada em ferramentas de software com serviços de energia digital para empresas de energia elétrica. Ela foi uma das startups selecionadas na segunda edição do programa de inovação aberta da Acciona, o I’Mnovation, realizado em junho do ano passado, quando 231 empresas, de 16 países, foram analisadas.

À princípio, o foco foi desenvolver um modelo que permitisse rastrear a geração renovável de cinco instalações eólicas e hidráulicas localizadas na Espanha, que, juntas, fornecem energia elétrica para quatro clientes corporativos em Portugal. Com isso, a Acciona Energia se tornou a primeira organização com rastreamento de energia renovável por meio de blockchain na Espanha e em Portugal. A Energy Web Blockchain, uma plataforma de blockchain especializada na indústria de energia elétrica, foi utilizada para este modelo de demonstração.

O próximo passo é dar continuidade à implementação em novas áreas, começando com os mercados mais adequados para esse tipo de serviço. O desafio é considerar que não há sistemas consolidados de credenciamento da origem renovável de energia, sendo este o caso de vários países da América Latina onde a Acciona Energía tem uma forte implantação, como México e Chile.

“A demanda por energia sustentável cresce em todas as partes do mundo e o rastreamento da origem renovável da energia elétrica é uma necessidade cada vez mais requisitada. A tecnologia de blockchain vem para facilitar muito a prestação desse serviço para o cliente em qualquer lugar que ele esteja e dar a garantia que todo o processo é limpo. Estamos muito satisfeitos em termos dado este primeiro passo, de uma jornada que, certamente, se tornará uma tendência nos próximos anos”, comenta Belén Linares, diretor de inovação da Acciona Energia.

Para a cofundadora e CEO da FlexiDAO, Simone Accornero, mostrar que a rastreabilidade da energia renovável é possível, hoje, gera um valor real, inclusive, para o consumidor. “Junto com a Acciona, queremos ser pioneiros e mostrar que este serviço baseado em blockchain é viável em escala comercial de grande alcance”, comenta a executiva.

As vantagens do sistema implantado estão na integração simples com os sistemas de informação da Acciona e do cliente, além de acessibilidade, escalabilidade e total segurança e privacidade dos dados garantidos pelo blockchain.

A Acciona também é pioneira na aplicação da rastreabilidade, por meio do blockchain, em suas duas usinas renováveis espanholas – Barásoain (com energia eólica) e Tudela (com energia fotovoltaica), ambas em Navarra – com armazenamento em baterias, no âmbito do projeto Storechain.

Deixe uma resposta