Festival Fartura Brasília será realizado em março, com mais de 60 chefs de todo o País

Posted on Updated on

Mapear o caminho dos alimentos, de sua origem até o prato – esta é a missão da Plataforma Fartura – Comidas do Brasil. O projeto começa pelas Expedições Fartura, que já visitaram os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal pesquisando ingredientes, receitas e personagens da gastronomia. Este conhecimento é levado ao público em forma de conteúdo – livros, filmes e plataformas digitais – e experiência, com os festivais, que acontecem nas principais capitais, em todas as regiões do país, além de Portugal. Nos dias 23 e 24 de março, o evento chega à capital federal com o Festival Fartura Brasília, no Pontão do Lago Sul.

Serão mais de 60 atrações, entre renomados chefs, estudiosos da gastronomia e produtores do Brasil inteiro Entre os nomes já confirmados estão: Thiago Paraíso, do Ouriço (Brasília); Paulo Anijar e Ilca Castro, do Santa Chicória (Belém, PA); Diego Badra, do Oliver (Brasília); Pablo Oazen, do Garagem Gastrobar (Juiz de Fora, MG); Gil Guimarães, do Parrilla Burger (Brasília); o mineiro Saulo Fernandes, do A Favorita (BH, MG); Agenor Maia, do Olivae Restaurante (Brasília); Rita Medeiros, da Sorbê; Luiz Trigo, do Le Birosque (Brasília, DF); Ivan Prado, do Senac (Fortaleza, CE) e Ana Clóris (João Pessoa, PB). Voltado tanto para quem produz, quanto para quem cozinha ou quem aprecia as comidas brasileiras, o evento reúne conhecimento, pratos saborosos e cultura, com shows musicais e artes cênicas ao longo dos dois dias.

No Festival Fartura Brasília, será possível explorar toda a cadeia produtiva da gastronomia, a começar pelos ingredientes, disponíveis à venda no espaço Produtos e Produtores. Quem quer aprender as características dos alimentos e histórias de sucesso, pode visitar Espaço Conhecimento; os que preferem aprender fazendo, no Espaço Interativo podem ter aulas práticas, colocando a mão na massa; as Cozinhas ao Vivo são um show à parte, quando os chefs cozinham ensinando as receitas na hora e, ao fim, todos podem comer. E quem quer experimentar os pratos de grandes nomes da gastronomia, o Espaço Chefs e Restaurantes fica disponível o tempo todo.

A primeira edição do Festival Fartura de 2019 aconteceu em Belém, em janeiro. E além de Brasília, terão edições em Porto Alegre, 18 e 19 de maio; São Paulo 3 e 4 de agosto; Festival de Cultura e Gastronomia Tiradentes, 23 de agosto a 1° de setembro; Belo Horizonte, 21 e 22 de setembro; Fortaleza – 26 e 27 de outubro e a terceira edição internacional, em Lisboa, 17 de novembro.

Deixe uma resposta