Guia de Projetos é apresentado para aperfeiçoar ensino e melhorar índices em Caucaia (CE)

Posted on Updated on

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou a representantes de diversos setores da pasta o Guia de Projetos e Programas para o ano letivo de 2019. O objetivo é promover ações nas 187 unidades da rede municipal, proporcionando intervenções pedagógicas que possam garantir a melhoria da qualidade do ensino e dos indicadores de educação.

As ações serão executadas em três eixos temáticos: apoio ao desenvolvimento escolar, educação ambiental e programas socioeducacionais. Ao todo, 24 programas serão desenvolvidos de maneira a fortalecer o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, passando pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O propósito é também trabalhar a relação dos alunos e da comunidade com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade social e econômica, bem como assegurar o bem-estar e os direitos de crianças e adolescentes. Além disso, concentrar esforços contra a exploração do trabalho infantil, a gravidez precoce, o consumo de substâncias psicotrópicas e a violência.

Alguns destaques são: 1) o Programa Mais Educação, que busca uma melhor aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar, otimizando o tempo de permanência dos alunos na escola; 2) as Olimpíadas do Conhecimento (de Língua Portuguesa, Química, Ciências, Geografia e Astronomia); e 3) o projeto Fundação Palmares, executado com professores de Educação Fundamental II com o objetivo de fortalecer a cultura quilombola nas 11 comunidades reconhecidas em Caucaia.

“Cada um desses programas e projetos cumprem um importante papel para a formação cidadã dos alunos. Além de reforçarmos ações para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, ensinamos sobre valores humanos e a necessidade de valorização do meio ambiente e da nossa cultura regional”, afirma a sub-secretária da SME, Regiane Oliveira.

Deixe uma resposta