Carnaval 2019 no Ceará terá 6,4 mil profissionais de segurança atuando diariamente

Posted on Updated on

A operação das forças de segurança do Ceará para o período do Carnaval deste ano ganhará reforço no efetivo e no uso de tecnologias em prol da segurança dos foliões que estejam se preparando para curtir as festas carnavalescas na Capital e Interior do Estado. Ao todo, serão distribuídos 6.398 agentes da segurança pública em todas as 22 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, um aumento de 7,47% em relação ao efetivo que atuou no ano passado, quando foram empregados 5.953 profissionais da segurança.

Serão 5.500 policiais militares, 247 policiais civis, 530 bombeiros militares, 63 servidores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e 58 servidores da SSPDS em cada dia da operação. As ações terão início às 18 horas desta sexta-feira (1º) e se estenderão até as 6 horas da quarta-feira de Cinzas (6).

A operação vai mobilizar equipes em solo, no mar e no ar, 24 horas por dia. Duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), cada uma com 14 câmeras instaladas em uma torre 15 metros de altura, e cinco aeronaves, incluindo serviço de resgate aeromédico, estarão à disposição da população cearense. Os helicópteros estarão distribuídos nas quatro bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

Em cidades litorâneas, que costumam receber um maior número de pessoas e em regiões com lagoas e açudes, o Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e salvamento de pessoas.

O feriadão também vai contar com patrulhamento em toda faixa litorânea com viaturas do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Corpo de Bombeiros Militar. Adquiridas em dezembro de 2017, pelo Governo do Estado, os 40 veículos do modelo Troller, adaptados para andar na areia da praia, irão circular pela zona costeira fazendo policiamento e atendendo ocorrências nas praias com maior fluxo de pessoas.

Além disso, as ambulâncias e as unidades operacionais do Corpo de Bombeiros serão equipadas com desfibriladores para atendimento de emergência. A frota dos Bombeiros também fará uso de jetskis nas praias do Futuro, em Fortaleza, e do Icaraí, em Caucaia, para auxiliar nos trabalhos de salvamento e resgate.

Deixe uma resposta