Laboratório apoia políticas públicas para o turismo

Posted on Updated on

Pesquisas acadêmicas e avaliativas das políticas municipais, cursos de formação relacionados a essas políticas públicas, treinamentos em gestão básica e também estudos diagnósticos são os serviços oferecidos aos gestores, gratuitamente, pela equipe do Laboratório de Políticas Públicas do Turismo do campus de Fortaleza do IFCE.

Atualmente, o serviço mais requisitado pelo staff municipal ao Labpptur é o inventário da oferta turística ou estudo diagnóstico. Esse produto se caracteriza pela coleta de dados sobre os aspectos e estrutura turística para, a partir dele, formar as propostas de políticas públicas para a área.


De acordo com o coordenador do Laboratório, Tulius Falcão, esse é um estudo de fundamental importância solicitado pelo Ministério do Turismo aos municípios para que as cidades tenham acesso aos programas e projetos para a captação de recursos financeiros.

O inventário mais recente é o do Eusébio, com a execução dos formulários ocorrida de 23 a 26 de agosto e pesquisa de gabinete anterior. Antes de Eusébio, já foram realizados os inventários do litoral de Caucaia e de Sobral. O Labopptur começou a ser implantado em setembro de 2014 e serve de espaço para os alunos do bacharelado de Turismo e de outros cursos da área desenvolverem pesquisas e projetos dentro da temática. 

Deixe uma resposta