Legislativo de Fortaleza (CE) vai debater planejamento com perspectiva de 21 anos

Posted on Updated on

A Câmara de Fortaleza aprovou requerimento do presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), em que cede parte do grande expediente, durante o mês de março, para que a equipe do Iplanfor aprofunde o debate sobre o Plano Fortaleza 2040.

Segundo o requerimento, o tempo será disponibilizado ao Superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor, Eudoro Santana, para aprofundar o debate da matéria com os parlamentares. A pauta que está em curso trata da Proposta da nova Territorialização do Município de Fortaleza, os Fóruns Territoriais, o Projeto Fortaleza em Bairros, assim como a elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiárias – PIRFs das 10 Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS prioritárias, produtos do Plano Fortaleza 2040.

“O Plano Fortaleza 2040 tem um caráter de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas de curto, médio e longo prazo, para transformar Fortaleza em uma cidade com qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental, mais justa, bem cuidada e acolhedora. É de suma importância a apropriação dessa Casa Legislativa sobre a proposta em apreço, uma vez que pode interferir na ação parlamentar dos vereadores em suas bases no Município”, observa Antônio Henrique.

O Fortaleza 2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo tendo como horizonte o ano 2040, contemplando: Plano Mestre Urbanístico; Plano de Mobilidade; e Plano de Desenvolvimento Econômico e Social.

Deixe uma resposta