Previjuno apresenta Avaliação Atuarial de 2019 para o Conselho, Controle Interno e Gestão

Posted on Updated on

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), apresentou sua Avaliação Atuarial do ano de 2019 para o Conselho, Controle Interno e Gestão. A reunião foi realizada pelo Atuário Túlio Pinheiro, com a presença da Gestora, Graça Alves, e técnicos.

De acordo com Túlio, a situação do Previjuno é confortável, de superávit atuarial. “A situação atuarial é superavitária em um pouco mais de R$ 100 milhões, mas precisamos tomar algumas atitudes”, disse. Ainda de acordo com o profissional, serão feitos estudos e será aguardado o desenrolar da reforma previdenciária para se ter uma noção do futuro.

Para Graça, hoje o Previjuno cumpriu um dos princípios constitucionais no que se refere a Regime Próprio, que é exatamente, segundo ela, a busca do equilíbrio financeiro e atuarial. “Nós temos a obrigatoriedade de encaminhar essa avaliação anualmente com prazo até março, mas nesse ano nós temos algumas novidades em relação a parte atuarial, esse acompanhamento será mensal, por isso hoje o atuário veio apresentar a avaliação”, disse.

O assunto foi de extrema importância, uma vez que foi esplanada a situação atuarial do Previjuno e quais as medidas que devem ser tomadas para buscar a sustentabilidade do regime, tendo em vista que a avaliação atuarial estuda toda a situação do Regime Próprio no presente, para a analisar a sustentabilidade no futuro.

Deixe uma resposta