Setor de transporte se mobiliza pelo meio ambiente

Posted on Updated on

Realizar ações de preservação do ambiente na busca de alternativas sustentáveis de desenvolvimento é uma obrigação assumida pelo setor de transporte por meio da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans). Nos últimos anos, a Federação vem ampliando suas ações de cuidado com o meio natural com um percentual de aprovação de 91,46% dos veículos aferidos pela instituição em 2018, número ainda mais significativo do que os 88,60% de 2017. Por meio do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, uma série de ações é realizada continuamente nesse sentido.

Desde que foi criado, em 2007, o Despoluir atua no engajamento do setor em ações de conservação do meio ambiente e incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Nos três estados de atuação da Fetrans, foram realizadas 23.201 aferições em 2018 – no ano anterior foram 17.808.

Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores. Nas ações educativas, 2.322 pessoas foram atingidas, garantindo a mobilização de mais agentes atuantes em prol do meio ambiente.

Sobre o Despoluir

O Despoluir consiste em diversas linhas de ação, implementadas pelo Sistema CNT e executadas pelas federações, além de parcerias firmadas com os setores público e privado que fortalecem o programa. Uma de suas principais linhas é a inspeção veicular ambiental na frota das empresas de transportes de passageiros e cargas, contribuindo para a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera e para a utilização racional do combustível.

Deixe uma resposta