Festa Anual da Árvore finca raízes em Fortaleza

Posted on Updated on

A Prefeitura de Fortaleza realiza, de hoje (22.3) a 30 de março, a Festa Anual das Árvores 2019, com o tema “Nosso Parque Rachel de Queiroz”. A abertura oficial da Festa acontecerá nesta sexta-feira, às 9h, na sede da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O evento, coordenado pela Seuma, conta com diversas atividades como plantios e distribuição de mudas nativas e frutíferas, ações de educação ambiental, oficinas e palestras. A ideia é chamar atenção para a importância da sustentabilidade, da preservação do nosso verde e do cuidado com a Cidade.

No primeiro dia do evento, na sexta-feira (22/03), haverá o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza – FORCLIMA, quando será apresentado o 3º Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). Fortaleza é a primeira capital do Brasil a elaborar tecnicamente o documento, por meio de servidores municipais capacitados pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e Banco Mundial.

Ainda como parte da programação, na quinta-feira (28/03), será realizado o Lançamento da Consulta Pública Online, para revisão do Plano Municipal de Arborização de Fortaleza. O documento visa que a arborização da cidade seja realizada de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental.

Já na sexta-feira (29/03), a terceira edição do Fórum da Cidade de 2019 terá como foco a vida e a obra da escritora Rachel de Queiroz, com palestra do professor José Leite Oliveira Junior, do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre preservação patrimonial: histórico, cultural e ambiental. Ainda como forma de homenagear Rachel de Queiroz,haverá plantio,ao longo do Parque Rachel de Queiroz, durante toda a programação da Festa Anual das Árvores,de espécies estimadas pela escritora.

O encerramento da festa será no sábado (30/03), às 18h, quando será realizado um lual, na orla do bairro Praia de Iracema. Esta atividade marca a participação de Fortaleza no movimento Hora do Planeta, idealizado pela WWF-Brasil, que convida a população a desligar as luzes das residências e comércios, além dos equipamentos públicos, por 60 minutos, das 20h30 às 21h30, como forma simbólica de alertar a sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas.

“O Parque Rachel de Queiroz é de extrema importância para a cidade de Fortaleza. Além da Festa Anual das Árvores 2019 ser voltada para esta área verde, ele será brevemente beneficiado com obras de requalificação, através da implementação do Programa Fortaleza Cidade Sustentável, da Prefeitura de Fortaleza. Após a intervenção, os 12 quilômetros de extensão contarão com ciclovia verde, equipamentos de esporte, urbanização e ações de conservação da fauna, flora e recursos hídricos”, afirma Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.

Deixe uma resposta