Desperdício Zero: aplicativo indica produtos próximos ao vencimento com preços até 75% mais baixos

Posted on Updated on

O desperdício de alimentos é uma realidade social muito presente no mundo inteiro, pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), indica que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no planeta a cada ano, cerca de 30% do total produzido. No Brasil, anualmente, são desperdiçados 41 mil toneladas de alimentos, de acordo com o World Resources Institute (WRI) Brasil, uma instituição de pesquisa internacional. Isso coloca o Brasil, entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo.

Sentindo essa dor na pele, como empresário no ramo de distribuição alimentícia há mais de uma década, o carioca Marcelo Janone criou a startup Desperdício Zero. A ideia é simples: expor ao consumidor final, por meio de um aplicativo para smartphone,  produtos próximos à data de vencimento, todos ainda válidos, e em perfeitas condições de comercialização e consumo, nos estabelecimentos próximos. De um lado da interface, os varejistas cadastram os produtos que desejam vender, antes que vençam, e do outro, o consumidor seleciona a partir de um filtro por localização e categoria o que deseja comprar. A ideia é tornar a ida ao supermercado econômica e sustentável ao mesmo tempo.  

Benefícios para donas de casa e restaurantes

Os descontos do aplicativo prometem mudar a relação das donas de casa com as compras de mantimentos. Seja para incrementar o cardápio da família com um produto diferentão e, que normalmente não faz parte da lista de compras, mas por um precinho pechincha vale a pena experimentar, ou mesmo para fazer caber o orçamento. Quem mora sozinho, por sua vez, pode adequar a rotina de compras às oportunidades dos seus produtos preferidos nos supermercados perto de casa ou do trabalho, já que a lista costuma ser menos volumosa. Uma das funcionalidades do APP permite que o usuário crie uma lista com seus itens preferidos e receba uma notificação toda vez que algum mercado em sua região disponibilizar o artigo com desconto.

Os donos de restaurantes, bares e lanchonetes, por sua vez, podem se beneficiar dos produtos sazonais disponibilizados nas plataformas para criar opções em seus cardápios. Os itens consumidos em maior volume e frequência podem ser comprados todas as vezes que a oportunidade for identificada pelo aplicativo, gerando economia. 

Deixe uma resposta