Projeto da Prefeitura de Fortaleza (CE) visa a apoiar o empreendedorismo

Posted on Updated on

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT, foto), lançou o Projeto Meu Bairro Empreendedor. Implantado inicialmente no bairro Bom Jardim, o projeto-piloto visa ao fomento da economia local por meio de diversas ações. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE), objetiva estimular a organização de pequenos produtores e empreendedores, desburocratizar a formalização, realizar capacitações técnicas e gerenciais, consultorias, facilitar o acesso ao microcrédito, com foco no desenvolvimento de novas empresas e na expansão das existentes, além de organizar os produtores locais para participarem do Programa de Compras Governamentais da Prefeitura de Fortaleza.

Na ocasião, o prefeito, acompanhado de secretários municipais, inaugurou o primeiro Centro de Referência do Empreendedor, que ofertará atendimentos voltados à intermediação de mão-de-obra, capacitações, consultorias e mentorias. Além disso, a iniciativa oferecerá espaços voltados para empresas de base tecnológica com ambiente co-working, sala de treinamento, ateliê de moda e local para realização de feiras para pequenos negócios. Também serão criados núcleos de cooperação, a exemplo das áreas têxteis e de agricultura urbana.

“A ideia é estimular a economia dentro do bairro. O Centro de Referência é um ponto de encontro para o empreendedor e para o potencial empreendedor. Aqui serão ofertadas capacitações em parceria com muitas instituições, a exemplo do Sebrae e de bancos públicos e privados que ofertam microcrédito. Buscaremos facilitar a vida de quem quer se formalizar, capacitar-se, buscar alvará de funcionamento, tornar-se um microempreendedor individual. Queremos garantir direitos a quem empreende”, destacou Roberto Cláudio.

Presente na cerimônia, Cristiano Silva, empreendedor há cinco anos, avaliou positivamente a iniciativa. “Este é um bairro de periferia, onde há muitos empreendedores, mas muita gente ainda não sabe o que é empreender. Este espaço capacitará toda a nossa gente, orientará sobre o que é ser microempreendedor individual e de que forma se pode melhorar sua fonte de renda oferecendo produtos e serviços”, considerou.

Rua do Comércio
Atendendo à demanda da comunidade, o prefeito Roberto Cláudio assinou, na oportunidade, a Ordem de Serviço que autoriza intervenções direcionadas à Rua do Comércio. De acordo com o Gestor, a iniciativa incentiva e oferece novos atrativos a um território cuja vocação para o empreendedorismo está em forte processo de consolidação.

Com urbanização de aproximadamente 415m, a Rua Maria Júlia, no trecho entre as Ruas José Martins e Cel. João Correia, terá alargamento e construção de novas calçadas, pavimentação em piso intertravado, ciclofaixa unidirecional em todo o trecho da via, bolsões para embarque e desembarque ou carga e descarga, passagem de pedestre em nível, com jardineiras para proteção, nos cruzamentos com a Avenida Oscar Araripe e com a Rua Oscar França.

Além de acessibilidade universal, inclusão de rampas acessíveis nos cruzamentos, instalação de piso tátil para as pessoas com deficiência visual e novas calçadas acessíveis, a rua também receberá mobiliários urbanos, paisagismo, arborização e nova iluminação em led.

A Avenida Oscar Araripe e a Rua Oscar França receberão as mesmas intervenções. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a obra terá duração de 6 meses.

Fundo financeiro
Para possibilitar o investimento local, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará um Fundo Financeiro com recursos públicos para dar acesso à linha de financiamento de até R$ 5 mil para estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro, e com isso, estimular a criação de empregos e novos negócios. A atividade de fortalecimento de empreendedorismo local faz parte do Programa Fortaleza Competitiva.

Projeto-Piloto
O Projeto Meu Bairro Empreendedor será iniciado com dois pilotos: um no Bom Jardim, já implantado, e outro no Vicente Pinzon (Grande Mucuripe), cujo cronograma de atividades prevê a instalação para maio deste ano.

Deixe uma resposta