Prefeitura de Fortaleza (CE) inaugura Centro de Treinamento para Motociclistas

Posted on Updated on

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza inaugurou o primeiro Centro de Treinamento para Motociclistas da Cidade, no bairro de Messejana, Regional VI. O novo equipamento tem como objetivo sensibilizar, capacitar, formar e treinar motociclistas sobre o comportamento seguro durante a pilotagem, com aulas práticas e teóricas, sendo um total de 4 horas de duração.

O projeto-piloto tem capacidade para atender 12 pessoas por curso e será aberto ao público de motociclistas em geral e para empresas que trabalhem com motocicletas ou tenham motociclistas em seu quadro de funcionários. As aulas serão ministradas por agentes da AMC que participam do corpo de instrutores de batedores, tendo uma vasta experiência no assunto.

A estrutura do prédio é comporta por uma área externa, com pista para a aula prática dos motociclistas, recepção, sala de planejamento, auditório, coordenação, copa e banheiros e será gerido pela Gerência de Educação para o Trânsito da AMC (GEDUC).

Para o superintendente da Autarquia, Arcelino Lima, a proposta do equipamento é manter uma estrutura que ajude na mudança de comportamento do usuário motociclista, posto que é um dos usuários mais vulneráveis e um dos públicos com quem os órgãos de trânsito mais têm trabalhado para reduzir o número de acidentes. “Mesmo com esta redução, os estudos mostram que o motociclista ainda é o usuário que mais se envolve em acidentes, inclusive fatais e que mais atropela, o que justifica o direcionamento de ações para a mudança no comportamento desse usuário”, ressaltou Arcelino.

Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado de forma ostensiva para reduzir o número de mortes no trânsito. Um reflexo disso, é uma queda de 40% no número de óbitos deste 2014, um trabalho que é fruto de ações coordenadas de educação, fiscalização e infraestrutura.

Deixe uma resposta