Projeto do IFCE visa a reduzir o uso de água na agricultura

Posted on Updated on

Pesquisa desenvolvida no campus do  Instituto Federal do Ceará  em Jaguaribe está buscando otimizar o uso de recursos hídricos na produção de culturas vegetais rentáveis por meio do uso de tecnologias pelas comunidades rurais. O projeto, intitulado de “Miniestações meteorológicas como proposta de irrigação alternativa em áreas produtivas do Vale do Jaguaribe”, é coordenado pelo professor Luís Gustavo Coutinho, com participação de dois alunos do curso de Tecnologia em Rede de Computadores.

O docente conta que o projeto nasceu a partir de uma parceria com a professora Ticiana Linhares, do campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará “Queríamos criar soluções tecnológicas para trazer alívio à vida do produtor rural da nossa região”, relatou.
Atualmente a pesquisa conta com dois alunos envolvidos, que estão produzindo Trabalhos de Conclusão de Curso. “Um deles está desenvolvendo a miniestação propriamente dita e um aplicativo para Android, que vai apresentar ao usuário informações relevantes sobre a irrigação. Já o outro aluno está trabalhando na mineração dos dados coletados pela miniestação para recomendar a quantidade correta de água a ser utilizada em cada cultivo”, explicou.
O projeto deve ter grande impacto na agricultura na região, uma vez que pode ajudar os agricultores a minimizar o gasto dos seus recursos hídricos. “Ou seja, os trabalhadores rurais vão saber, com mais precisão, qual a quantidade de água que deve ser usada em suas colheitas”, explicou o professor Gustavo.
 Como o foco do projeto é o baixo custo dos materiais, a transferência tecnológica do IFCE para o agricultor pode ser muito vantajosa, inclusive financeiramente. O objetivo final da pesquisa é gerar um produto que possa ser usado diretamente pelos agricultores.

Deixe uma resposta