Grupo empresarial mantém expectativa, apesar do desaquecimento da economia

Posted on Updated on

A Evonik mantém suas perspectivas para o ano de 2019 apesar do quadro econômico cada vez mais sombrio. A empresa prevê que as vendas e o Ebitd ajustado das operações contínuas se mantenham, no mínimo, estáveis na comparação com o ano anterior. Em 2018, a Evonik gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um Ebitda ajustado de 2,15 bilhões de euros – não incluindo o desinvestimento do negócio de Metacrilatos. No segundo trimestre deste ano, as vendas recuaram 3% para 3,31 bilhões de euros em comparação ao mesmo período do exercício anterior. Enquanto os volumes de venda diminuíram em função da economia mais fraca, a Evonik basicamente conseguiu manter os preços estáveis.

O Ebitda ajustado caiu 8% para 566 milhões de euros no trimestre. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019, todos os três segmentos químicos aumentaram as suas receitas. Para o segundo semestre do ano, a Evonik espera um desenvolvimento sólido contínuo. 

“Estamos dentro do previsto e confirmamos as nossas previsões”, disse Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik. “O esfriamento do comércio mundial e o crescente enfraquecimento nas principais indústrias não está facilitando em nada. Ainda assim, estamos confiantes em relação ao restante do ano”. No primeiro semestre, o fluxo de caixa livre atingiu 95 milhões de euros.

Esse valor é mais que o dobro do registrado no primeiro semestre de 2018 (46 milhões de euros). A Evonik se mantém no curso quando se trata de cumprir a sua meta de um fluxo de caixa livre e significativamente mais alto para o ano inteiro.  “Do ponto de vista estratégico, avançamos um grande passo com o foco do nosso portfólio em especialidades químicas”, disse Kullmann. “Investimos em áreas que apresentam perspectivas de crescimento estáveis e atraentes e desinvestimos em negócios cíclicos sempre que necessário. Com isso, a Evonik fica menos exposta a ciclos econômicos”. Além da venda do negócio de Metacrilatos para a Advent International, a empresa atingiu outro marco. 

Em 10 de julho, a Veramaris, joint venture entre a Evonik e a holandesa DSM, inaugurou oficialmente a sua unidade de produção dos ácidos graxos ômega-3, necessários à piscicultura saudável do salmão. O projeto, que contribui para uma nutrição animal sustentável no longo prazo e ajuda a preservar a biodiversidade marinha, deve fazer uma contribuição tangível para as receitas da Evonik a partir do próximo ano. 

Desempenho por segmentoResource Efficiency: Um ambiente de mercado mais fraco para os negócios relacionados a veículos e revestimentos afetou as vendas do segmento, que recuaram 2% para 1,4 bilhão de euros no segundo trimestre. Os volumes de venda nas linhas de Sílica, Oil Additives e Coatings foram impactados pela contração econômica. O segmento registrou uma demanda maior por polímeros de performance e por compostos na área de Crosslinkers para o mercado de energia eólica. O EBITDA ajustado baixou 9% para 325 milhões de euros. 

Nutrition & Care: As vendas do segmento no segundo trimestre recuaram 5% para 1,31 bilhão de euros. A demanda por aminoácidos essenciais para nutrição animal se manteve alta, enquanto os preços de venda ficaram abaixo dos obtidos no mesmo trimestre do ano anterior. O EBITDA ajustado do segmento caiu 14% para 190 milhões de euros em consequência de preços mais baixos e dos custos envolvidos na nova fábrica de metionina em Singapura. Áreas como Care Solutions e Health Care, que estão mais próximas dos consumidores, mostraram a sua estabilidade em um ambiente ciclicamente mais fraco. 

Performance Materials: As vendas no segundo trimestre baixaram 4% para 594 milhões de euros. O avanço na linha de Performance Intermediates foi afetado pela redução do preço do petróleo e por preços de venda ligeiramente mais baixos. Na linha de Functional Solutions, em contraste, os alcoolatos apresentaram um bom desenvolvimento. O EBITDA ajustado do segmento recuou 4% para 76 milhões de euros.      

Grupo Evonik: Resumo do Demonstrativo de Resultados

Deixe uma resposta