Aumenta mais de 100% o número de mortes em incêndios por sobrecarga de energia

Posted on Updated on

Os casos de acidentes e mortes relacionados à energia elétrica aumentaram em mais de 100% no Brasil, segundo anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Os dados mostram um aumento de 18,84% no número de acidentes ocasionados por incêndios de origem elétrica e de mais de 100% no número de mortes nesses casos, em comparação com 2017. Em 2018, foram contabilizados 1.424 acidentes elétricos, com total de 61 mortes em incêndios derivados de curto circuito.

O professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Internacional Uninter, Samuel Polato Ribas, listou alguns cuidados que devem ser tomados e que podem evitar acidentes.

1 – Em instalações residenciais, é preciso seguir a Norma Brasileira Regulamentadora que estabelece critérios para instalações elétricas de baixa tensão.

2 – Contratar profissionais qualificados e capacitados para realizar a instalação e manutenção da rede elétrica, verificando se os condutores estão dimensionados corretamente e se os disjuntores não estão superdimensionados.

3 – Realização de vistorias periódicas por profissionais qualificados e habilitados para verificar o estado de conservação da instalação.

4 – Utilizar disjuntor diferencial-residual (DR) para proteção contra choque elétrico.

5- Proteger as tomadas quando houver crianças no local.

6 – Quando utilizar o famoso “T”, verificar se a potência dos equipamentos não sobrecarregará os condutores e a tomada. O mesmo vale para filtros de linha.

7 – Não deixar cortinas, tapetes ou estofados próximos a aquecedores, pois se entrarem em contato como as partes quentes do aquecedor, podem pegar fogo.

8 – Verificar se a tensão das tomadas é compatível com a do equipamento a ser utilizado.

9 – A instalação deve possuir condutor de proteção (terra).

10 – Não usar fios desencapados ou malconservados.

11 – Não deixar lençóis térmicos ligados na potência máxima a noite toda, desligá-los quando não estiverem em uso.

Deixe uma resposta