Promotores são ponto de contato entre as empresas e os consumidores

Posted on Updated on

É o promotor de vendas quem consegue estabelecer a melhor relação entre a indústria e o consumidor. É ele também quem tem a capacidade e a habilidade de transmitir os diferenciais que determinada marca possui e os atributos de cada produto comercializado. Seu atendimento personalizado é um dos mais importantes fatores para que o consumidor fidelize uma marca, bem como as revendas que comercializam os respectivos produtos. Sem esse profissional a indústria deixa de ter um importante promovedor de vendas, necessitando, obrigatoriamente, focar em ferramentas paliativas, como comunicação, embalagem, manuais e materiais de ponto de venda. As vantagens e benefícios de se ter um promotor em ponto de venda são muitas:

  • Produtos limpos, precificados e bem expostos no ponto de venda;
  • Acompanhamento dos estoques para evitar rupturas;
  • Identificação de avarias e produtos vencidos;
  • Demonstração do funcionamento dos produtos;
  • Reforço dos diferenciais da marca em questão;
  • Aliado imbatível no aumento das vendas.

Para Ádila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, o promotor de vendas sempre deve seguir os padrões da boa educação e também transmitir sua disponibilidade para tirar todas as dúvidas do produto desejado e demonstrar as principais características de vendas: “Assim deve ser o promotor, afinal é agradável ser abordado por pessoas gentis e atenciosas. É um profissional importante e indispensável e, por mais que haja o avanço da tecnologia, igualmente importante, o atendimento diferenciado e personalizado é e sempre será o grande diferencial para as indústrias”. 

23 de agosto – Dia do Promotor de Vendas

E, falando nesse profissional, comemora-se hoje o Dia do Promotor de Vendas, momento de ressaltar a importância desse profissional para indústria e varejo e a necessidade que ambas têm de se aproximar dos consumidores, reforçando marca, identidade e produtos. O promotor é justamente o facilitador da comunicação com os consumidores, já que é a personificação do ponto de vendas, que, por sua vez, precisa oferecer uma experiência agradável ao cliente. Assim, a importância desse profissional, em um mercado cada dia mais competitivo, se torna praticamente indispensável, pois, além de ter um produto de boa qualidade para conquistar o público alvo e melhorar as vendas, é preciso apresentar algum diferencial. Não por outro motivo, as marcas, em geral, têm investido fortemente nas ações de marketing para obter melhor desempenho e se destacar da concorrência. E é justamente daí que vem à importância de contar com o auxílio de um promotor de vendas.

Deixe uma resposta